.
.

Bolsas, sacolas e capas de caderno feitas com Garrafas PET

Garrafas PET demoram 200 anos para se decompor, e o Brasil produz mais de 3 milhões de toneladas desse material por ano!!! Então, que tal começar o Ano Novo transformando esse "lixo", em um trabalho artesanal bonito e resistente?

Receita da Bolsa carteira de garrafas PET
Bolsa carteira feita com garrafas PET.

A artesã Rúbia M. Adamecz, de São Paulo, ministra cursos e desenvolve oficinas de reciclagem artesanal com garrafas PET, utilizando os conceitos básicos de educação ambiental e práticas sustentáveis que geram novas fontes de renda.


Receita da Sacola de garrafas PET Receita da Capa de caderno de garrafas PET
Sacolas e capas de caderno feitas de garrafas PET.

Rúbia criou vários produtos entre bolsas, sacolas, pastas, blocos de notas, jogos americanos, caixas e embalagens. Assista ao vídeo sobre o assunto e acesse também as receitas de cada uma destas peças, que estão disponíveis no site da TV Gazeta.


Bolsas de Garrafa Pet

Observação: Além dos materiais necessários para a fabricação das peças e para agilizar o processo, você vai precisar de um Filetador — também conhecido como Laminador, que é um instrumento que corta as garrafas PET em tiras finas, facilitando a execução deste trabalho artesanal.


ATUALIZAÇÃO:  O modelo de Filetador que ilustrava este artigo não está mais disponível, mas como é um material indispensável para esses trabalhos artesanais, procurei  por novos no mercado e encontrei estes 2 modelos (um que corta em tiras e outro que corta em filetes) desenvolvidos por Takashi Utsumi, de São Paulo, que produz um trabalho bem semelhante ao da artesã, descrito neste artigo.

Para informações sobre os filetadores, técnica e cursos: CLIQUE AQUI.

 Fonte das imagens dos filetadores: UTSUMI: Artesanato com plástico PET.

6 comentários:

Cecília Campos disse...

Olá Boa-Tarde.Adorei o seu blogue e ainda não vi tudo mas tem trabalhos sobre reciclagem o que eu gostaria ,de saber fazer e quem sabe se não encontrei a pessoa indicada para o fazer
Se quiser visite o meu bloguinho eu vou adorar
com um abraço
Cecilia
http://artesideais.blogspot.com

Priscila disse...

Olá Gostaria de obter informações a respeito do filetador de garrafa pet.
Vc vende o filetador de garrafa pet?
poderia caso não venda me indicar pois trabalho com artesanato
e não estou conseguindo comprar o mesmo.
aguardo seu retorno
mtu obrigada
priscilaresende.18@hotmail.com
Priscila

Aline Girão disse...

Para mais informações sobre o Filetador de garrafas PET, basta clicar na imagem.

garijo disse...

ola vc tem o passo a passo das bolsas de pet ? m2_g@hotmail.com

Anônimo disse...

olá galera eu amei o blog principalmente a carteira ea capa de caderno gostaria q me enviassem por email passo a passo dos q citei acima trabalho como educadora com jovens e isso e desafiador para eu ensina los meu email é nay-nega@hotmail.com por favor me envie o paaso apasso desde ja agradeçoo

Aline Girão disse...

Vcs podem encontrar dicas de tutoriais para alguns modelos de trabalhos com o uso do filetador de garrafas PET no site: http://www.utsumi.com.br/pet/dicas/index.html

Boa sorte!

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares: