.
.

Pontuando o artesanato

Com a Revolução Industrial iniciou-se o processo de decadência da produção artesanal — e isso já faz 300 anos! Atualmente, criou-se uma nova vertente, mais valorizada, de retomada do artesanato, e a internet está influenciando decisivamente esta expansão.

O processo de produção no artesanato, normalmente é individualizado e realiza-se a partir do exercício constante da manualidade. Os esquemas ou gráficos de representação são obtidos por intermédio da coletividade, e também pela criação de cada pessoa que domina as técnicas artesanais .

Alguns artistas plásticos, trabalham manualmente com técnicas artesanais, e suas obras destacam-se na arte moderna e contemporânea. Objetos que são produzidos por artesãos, com qualidade, possuem funções específicas após a sua produção e são esteticamente bonitos. Mas, o conceito de beleza estética não está ligado à arte? É uma discussão complexa...

Cooperativas de artesãs estão firmando parcerias comerciais com designers, estilistas e artistas plásticos, produzindo cada vez mais acabamentos — e mesmo peças inteiras, que valorizam ainda mais nosso artesanato internacionalmente.

 
Um fato interessante é o redescobrimento das costureiras. Por exemplo: você tem uma roupa que precisa de uma pequena reforma ou mesmo de um ajuste? Uma costureira certamente resolverá o problema e poderá inclusive, sugerir uma customização, transformando-a em uma nova peça — em tempos de cortar gastos, pode ser uma boa surpresa verificar que o seu armário ainda tem muito o que lhe oferecer.
E se essa mesma roupa por acaso não lhe servir mais, um bom brechó pode ser a solução!

Artesanato em tecido, crochê, ponto cruz e bordado; arte, moda, customização e até reciclagem, vão ser os pontos principais deste blog. Sejam bem-vindos! (Aline Girão)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares: