.
.

Todo dia é dia de artesanato indígena

artesanato em palha de sisal e taquara
Artesanato em palha de sisal e taquara


capim dourado
Capim dourado



artesanato de palha de buriti
Artesanato de palha de Buriti


Fonte das imagens em trançados: Ibep-Nacional.

Não gosto de copiar texto diretamente da fonte, mas hoje vou ter que abrir exceção pela falta de tempo, e também porque não posso deixar de prestar homenagem para este artesanato tão rico. Mas todo dia, deveria ser sempre dia da cultura indígena...
"Várias espécies de plantas nativas servem como base para a arte de trançar fibras naturais e realizar objetos que vão da joalheria aos utensílios de transportar mandioca, objetos para a caça, a pesca; objetos da casa como a rede de dormir e a própria casa, feita de fibras naturais.
(...). Forma, volume, cor, textura têm também significados. Cada elemento visual tem um sentido para a história e a sociedade que faz e usa o objeto. Há um forte sentimento de vida e de ancestralidade em cada realização material dos povos indígenas."


4 comentários:

Aline Krüger disse...

Passei para retribuir a visita e dizer que vc precisa me passar um e-mail pra que eu posso te passar a revista.

Angela Bayot disse...

Que nome se dá ao trabalho artesanal feito com corda de sisal transado com nós? Tenho um painel que já está muito velho, e sem cor e gostaria de comprar outro ou mesmo aprender a fazer.
Angela
angela.bayot@gmail.com

Aline Girão disse...

Obrigada, Aline!

Aline Girão disse...

Olá, Angela!
O processo deste trabalho artesanal indígena chama-se apenas trançado e utiliza fibras de algumas palmeiras, cipós e capins, além do sisal e da taboa. Atualmente, usa-se a fibra da bananeira e da palha de milho e existe também a fibra do coco, amplamente utilizada pela indústria.
Não tenho conhecimento de cursos para lhe indicar no momento, mas uma boa dica é procurar os centros de cultura popular e folclore da sua cidade para buscar essas informações.
Boa sorte!

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares: